Curso de Curimba

maos-de-ogan

Olá a todos!

O tambor talvez seja uma das criações mais antigas do homem. E a vibração de seu couro carrega em si uma sabedoria milenar. Usados na dança, nas festas, na guerra, nas manifestações populares por todo o mundo, nos cultos religiosos, evocando e invocando forças ancestrais, os tambores despertam o som do sagrado, do oculto e misterioso, e soam o que existe de mais íntimo no ser humano, capaz de encorajar os mais fracos e intimidar até os mais temidos. Não é à toa que os atabaques estão presentes na Umbanda.

Carregamos em nós a essência dos ritmos, dos sons e da percussão. Quando crianças, qualquer objeto que produz som nos chama a atenção e então, temos nossa primeira descoberta rítmica: as palmas. Quando crescemos, as responsabilidades aumentam e deixamos de vivenciar aquilo que antes nos era tão próximo. Com isso, acreditamos não ter “jeito” para música. Muitos dizem: “Sempre quis aprender a tocar, mas não tenho coordenação motora.”; ou então: “Não sou bom de ritmo.”

Mas o que está dentro nunca é retirado de nós, pode ser esquecido, mas não perdido. Exemplo disso é a forma como o nosso corpo se comporta ao caminharmos. Enquanto o pé direito está à frente, o braço esquerdo o acompanha para nos dar equilíbrio, e vice e versa. Essa manifestação indica que temos sim coordenação e ritmo, só precisamos despertar novamente esse sentido em nós. E dentro da Umbanda, temos mais uma vez, a chance de nos aproximar do que sempre esteve conosco, através do aprendizado da técnica que envolve o ensino da música e ritmo dos atabaques.

E para redescobrir tudo o que nos parece ter escapado, vamos trabalhar noções de ritmo, técnicas de canto e toque; afinação, cuidados e manutenção dos instrumentos; e exercícios que irão aprimorar a coordenação, atenção e escuta, práticas essenciais para a função de Ogã e claro, os toques e pontos de Umbanda.

O curso inicialmente será realizado aos sábados, das 10:30 até as 11:30 no Templo de Umbanda Caboclo Pena Verde e Mamãe Oxum (Rua Corinto, 390 – Vila Indiana, Butantã) e será dividido em três módulos, sendo que o primeiro módulo terá duração de 6 meses. O investimento será no valor de R$ 100 (cem reais).

*Obs: Usar roupas confortáveis. Caso você já possua um atabaque, traga-o para aula.

    Grande abraço e Axé!
Igor Bologna.